Aluno premiado por melhor trabalho de iniciação científica em simpósio nacional

O aluno do curso de Ciência da Computação Gustavo Silva Paiva, teve seu trabalho, intitulado "Um Método Para Planejamento da Produção em Sistemas de Manufatura Flexível", premiado no XLVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO) como melhor trabalho de iniciação científica, em Vitória - ES. Dentre todos os trabalhos submetidos ao prêmio, quatro foram selecionados para apresentação no simpósio e dois foram premiados.

A Pesquisa Operacional é uma área multidisciplinar que engloba matemática, estatística, administração, engenharias e computação, que visa a análise e otimização de processos produtivos. As ferramentas criadas por pesquisadores desta área auxiliam no processo de tomada de decisão por gestores das mais variadas organizações, como indústrias, governos e instituições de ensino. O trabalho de Gustavo consiste na proposta e desenvolvimento de métodos computacionais para o planejamento da produção em sistemas de manufatura flexíveis, encontrados em sua maioria nas indústrias metalúrgica e microeletrônica.

Orientado pelo professor Marco Antonio Moreira de Carvalho, Gustavo foi bolsista do Programação de Iniciação à Pesquisa da UFOP, atualmente é bolsista de iniciação científica da FAPEMIG e contou com o auxílio à participação a eventos da PROGRAD.

O SBPO conta com dois prêmios, o Prêmio Roberto Diéguez Galvão (melhor artigo do evento) e o Prêmio de Iniciação Científica (melhor trabalho de iniciação científica do ano). No próximo ano, o XLIX SBPO será realizado em Blumenau/SC. Normalmente, a submissão de artigos é realizada até meados de abril e maio do ano do evento.