Aluno da PPGCC ganha prêmio de melhor trabalho em evento internacional

O aluno Felipe Novaes Caldas, orientado pelo Professor Alexandre Xavier Martins, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC/UFOP), foi o vencedor na categoria "Best Paper Award" da área "Artificial Intelligence and Decision Support Systems", da edição 2018 da 20th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2018, http://www.iceis.org/), evento realizado de 21 a 24 de março de 2018, em Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal.

O trabalho desenvolvido pelo Felipe Caldas e o Professor Alexandre Martins, intitulado "Proposed Solutions to the Tripper Car Positioning Problem" propõe novas metodologias para a resolução do problema de movimentação e posicionamento de tripper em uma indústria mineradora. O tripper é um processo que viabiliza o beneficiamento simultâneo de minério, ao distribuir uma fonte singular entre vários processos paralelos e posteriores de capacidade inferior. A tarefa de posicionar o tripper ao longo do tempo dentre todas as posições possíveis adiciona uma complexidade logística ao processo, que inviabiliza a sua solução manual. Na indústria mineradora onde foi realizado o estudo de caso, essa operação é feita manualmente por um operador por meio de observação direta do processo e atuação local. Contudo, uma pessoa não consegue avaliar todas as variáveis do sistema simultaneamente durante a tomada de decisão, podendo a solução adotada resultar em ações que não são suficientes para o funcionamento contínuo do processo, causando paradas de produção e falta de alimentação nos processos posteriores. O modelo de programação matemática desenvolvido pelos autores otimiza a movimentação de tripper de maneira a impedir que os silos por ele abastecidos fiquem vazios em algum momento. Além dessa abordagem com o modelo matemático foram também desenvolvidas duas estratégias de solução, uma baseada em programação dinâmica e outra em programação linear inteira mista.

Nesse mesmo evento, também foram finalistas em premiações concedidas a estudantes (Best Student Paper Award), os mestrandos Roberto Dias Aquino, orientado pelo Professor Marcone Jamilson Freitas Souza, e Maurício da Silva, orientado pelo Professor Ricardo Rabelo. Com o trabalho "A Variable Neighborhood Search Algorithm for the Long-term Preventive Maintenance Scheduling Problem", o primeiro foi finalista na área "Artificial Intelligence and Decision Support Systems" e com o trabalho "Temporal evolution of vehicular network simulators: challenges and perspectives", o segundo foi finalista na área "Software Agents and Internet Computing".