Alunos do DECOM participam de competições de programação

Ocorreu no dia 17 de maio a primeira fase (local) da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), e nos dias 18 e 19 de maio a I Maratona de Programação Intercampi do IFMG. Competições desta natureza tem como objetivo principal despertar o interesse dos estudantes pelos conteúdos relacionados à programação de computadores, desenvolvendo e aprimorando suas habilidades.

Alunos do DECOM/UFOP, que participam do Projeto de Extensão "opCod3rs: Programação competitiva como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem", participaram das competições apresentando um ótimo resultado. O projeto é coordenado pelo professor Reinaldo Fortes (DECOM/UFOP), com a colaboração dos professores Carlos Frederico (DECOM/UFOP) e Felipe Faria (Colaborador Externo).

Na OBI participaram 8 alunos, dos quais 4 foram classificados para a segunda fase da competição (estadual) que será realizada no dia 22 de junho. A segunda fase classifica alunos para a terceira e última fase (nacional). Os alunos classificados para a segunda fase são:

• Antônio Carlos de Souza Camilo
  • Henrique Duarte Marques
  • Igor Gonçalves Gabarra Lopes
  • Valmir Rodrigues Bueno Junior

As equipes da UFOP participaram da I Maratona de Programação Intercampi IFMG por intermédio de parceria firmada entre as instituições através dos Projetos de Extensão "Programa Ação" (CODAAUT/IFMG) e opCod3rs (DECOM/UFOP). Os alunos da UFOP formaram 4 equipes, competindo na modalidade Universitário, que contou com 10 equipes no total, atingindo os seguintes resultados:

• Equipe opCod3rs (1º colocado), composta pelos alunos:
    • Felipe César Lopes Machado
    • Felipe Fontenele de Ávila Magalhães
    • Palloma Stephanne Silva Brito
  • Equipe Segmentation Fault (3º colocado), composta pelos alunos:
    • Marcelo Trajano Alves Júnior
    • Sammuel Ramos da Silva
    • Valmir Rodrigues Bueno Júnior
  • Equipe OptimizePrime (4º colocado), composta pelos alunos:
    • Débora Lage Moreira Barbosa
    • Igor Thiago Correa Filho
    • Júlia Beatriz Azevedo Teixeira
  • Equipe Boolbermains (7º colocado), composta pelos alunos:
    • Bruno José Baêta Barbosa
    • Henrique Duarte Marques
    • Vinicius Nascimento Targa

O DECOM parabeniza os alunos pelas excelentes participações nas duas competições.