EAD700 - Prática de Leitura e Produção de Textos - 2018-1Carga horária da disciplina: 4 horas/aula Objetivos1. Construir competências para ler e produzir os gêneros textuais trabalhados.2. Construir a autonomia necessária para ler e produzir textos acadêmicos. EmentaA leitura e produção de gêneros textuais acadêmicos: fichamento; resumo; resenha acadêmica; relatório de leitura e artigo científico. Formação continuada do leitor crítico na sociedade contemporânea.Conteúdo Programático- Pesquisa na internet- Possibilidades e confiabilidade - Fichamentos: a possibilidade de distinguir as ideias fundamentais de um texto - O fichamento e suas finalidades - Estratégias de produção de fichamentos - Tipos de fichamento - Avaliação dos fichamentos produzidos - Resumos: a articulação das ideias fundamentais de um texto num novo texto - O resumo escolar/acadêmico - Estratégias de leitura e produção de resumos - Organizadores textuais e sua utilização na produç ão de resumos - Resumos para consultas e pesquisas, resumos para comunicações e artigos - Resumos expandidos - Avaliação de resumos produzidos - Resenhas: a avaliação crítica de um texto e/ou produto cultural - A produção de resenha de textos acadêmicos - Estratégias de leitura e produção de resenhas - Organizadores textuais e sua utilização na produção de resenhas - Avaliação de resenhas produzidas - Relatórios de leitura: a prestação de contas sobre o que foi lido - Características - Estratégias de produção - Artigos científicos: da pesquisa à produção do próprio texto - Características - Estratégias de leitura - Estratégias de produção Bibliografia- ANDRADE, Maria Lúcia. Resenha. São Paulo: Paulistana, 2006.- JORGE, Gláucia. Leitura e produção de texto. Ouro Preto: UFOP, 2007 - LEITE, Marli Quadros. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006. - MACHADO, Ana Rachel et al. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. - MACHADO, Ana Rachel et al. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. - MACHADO, Ana Rachel et al. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. - WEG, Rosana Morais. Fichamento. São Paulo: Paulistana, 2006. Bibliografia complementar- PAES de BARROS, A. O processo de sumarização na leitura. São Caetano do Sul: FEC do ABC, 1989.- SERAFINI, Maria Teresa. Sobre estudar e aprender. Lisboa: Editorial Presença, s/d. - SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000. - SILVA, J. Q. G; MATA, M.A. da. Proposta tipológica de resumos: um estudo exploratório das práticas de ensino da leitura e da produção de textos acadêmicos. Belo Horizonte: Scripta, vol. 6, n.11, 2002. |
Departamento de Computação | ICEB | Universidade Federal de Ouro Preto
Campus Universitário Morro do Cruzeiro | CEP 35400-000 | Ouro Preto - MG, Brasil
Telefone: +55 31 3559-1692 | decom@ufop.edu.br