EAD700 - Prática de Leitura e Produção de Textos - 2017-1

Carga horária da disciplina: 4 horas/aula


Objetivos

1. Construir competências para ler e produzir os gêneros textuais trabalhados.
2. Construir a autonomia necessária para ler e produzir textos acadêmicos.

Ementa

A leitura e produção de gêneros textuais acadêmicos: fichamento; resumo; resenha acadêmica; relatório de leitura e artigo científico. Formação continuada do leitor crítico na sociedade contemporânea.

Conteúdo Programático

- Pesquisa na internet
        - Possibilidades e confiabilidade
- Fichamentos: a possibilidade de distinguir as ideias fundamentais de um texto
        - O fichamento e suas finalidades
        - Estratégias de produção de fichamentos
        - Tipos de fichamento
        - Avaliação dos fichamentos produzidos
- Resumos: a articulação das ideias fundamentais de um texto num novo texto
        - O resumo escolar/acadêmico
        - Estratégias de leitura e produção de resumos
        - Organizadores textuais e sua utilização na produç ão de resumos
        - Resumos para consultas e pesquisas, resumos para comunicações e artigos
        - Resumos expandidos
        - Avaliação de resumos produzidos
- Resenhas: a avaliação crítica de um texto e/ou produto cultural
        - A produção de resenha de textos acadêmicos
        - Estratégias de leitura e produção de resenhas
        - Organizadores textuais e sua utilização na produção de resenhas
        - Avaliação de resenhas produzidas
- Relatórios de leitura: a prestação de contas sobre o que foi lido
        - Características
        - Estratégias de produção
- Artigos científicos: da pesquisa à produção do próprio texto
        - Características
        - Estratégias de leitura
        - Estratégias de produção

Bibliografia

- ANDRADE, Maria Lúcia. Resenha. São Paulo: Paulistana, 2006.
- JORGE, Gláucia. Leitura e produção de texto. Ouro Preto: UFOP, 2007
- LEITE, Marli Quadros. Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
- MACHADO, Ana Rachel et al. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
- MACHADO, Ana Rachel et al. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
- MACHADO, Ana Rachel et al. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
- WEG, Rosana Morais. Fichamento. São Paulo: Paulistana, 2006.

Bibliografia complementar

- PAES de BARROS, A. O processo de sumarização na leitura. São Caetano do Sul: FEC do ABC, 1989.
- SERAFINI, Maria Teresa. Sobre estudar e aprender. Lisboa: Editorial Presença, s/d.
- SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.
- SILVA, J. Q. G; MATA, M.A. da. Proposta tipológica de resumos: um estudo exploratório das práticas de ensino da leitura e da produção de textos acadêmicos. Belo Horizonte: Scripta, vol. 6, n.11, 2002.

Departamento de Computação  |  ICEB  |  Universidade Federal de Ouro Preto
Campus Universitário Morro do Cruzeiro  |  CEP 35400-000  |  Ouro Preto - MG, Brasil
Telefone: +55 31 3559-1692  |  decom@ufop.edu.br