BCC485 - Design de Interação - 2017-2Carga horária da disciplina: 4 horas/aula Professor(es) em 2017-2
ObjetivosAprofundar o processo de DESIGN DE INTERAÇÃO de um software.Apresentar métodos e técnicas de projeto e construção de aplicações interativas que permitem imprimir maior qualidade à experiência de interação com o usuário. EmentaO processo de Design de Interação; levantamento de requisitos; modelagem de tarefas e modelagem de interação; prototipagem e construção; noções de Design Visual.Conteúdo Programático- O Processo de Design de Interação- Exemplos de bons e maus projetos - O que é Design de Interação - Metas de usabilidade e metas da experiência de usuário - Modelos Conceituais - Metáforas de Interface - Paradigmas de Interação - Modelos de ciclo de vida para o Design de Interação - Modelos de ciclo de vida em Engenharia de Software - Integração de Modelos de Engenharia de Software e IHC - Levantamento de Requisitos - Requisitos Funcionais e Requisitos Não Funcionais - Questionários - Entrevistas - Grupos de Foco - Classificação de Cartões - Brainstorming - Investigação Contextual - Modelagem de Tarefas e Interação - Representações abstratas da interface/interação - Perfis de usuários - Personas e objetivos - Storyboards - Cenários de análise - Cenários de interação - Casos de uso - Análise hierárquica de tarefas - Diagramas de Interação. - MoLIC - Prototipagem e Construção - Protótipos em papel - Protótipos de baixa fidelidade - Protótipos de alta fidelidade - Ferramentas de prototipagem - Design Conceitual: dos requisitos ao primeiro design - Design Físico - Noções de Design Visual - Projeto de ícones - Projeto de layout - Projeto de cores - Projeto de tipografia Bibliografia- PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. POSSAMAI, V. Design de Interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.- SHNEIDERMAN, B.; PLAISANT, C. Designing the user interface: strategies for effective human-computer interaction. 5. ed. Boston: Addison Wesley, 2010. - WILLIAMS, R. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. 3. ed. São Paulo: Callis Editora, 2009. Bibliografia complementar- BENYON, D. Interação Humano-Computador. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2011.- JACKO, J. A. The human-computer interaction handbook: fundamentals, evolving technologies, and emerging applications. 3. ed. Boca Raton, FL: CRC Press, 2012. - CAIRNS, P.; COX, A. L. Research methods for human-computer interaction. Cambridge, UK; New York: Cambridge University Press, 2008. - BARBOSA, S. D. J; DA SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Campus, 2010. - DE SOUZA, C. da S. V. C. The Semiotic Engineering of Human-Computer Interaction. Cambridge, MA: MIT Press, 2005. |
Departamento de Computação | ICEB | Universidade Federal de Ouro Preto
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