Fazendo e aprendendo: o desenvolvimento de um máquina automática de lançamentos de bolas de tênis como objeto pedagógico de aprendizado

Este trabalho visa a projetar uma máquina lançadora de bolas de tênis que servirá como protótipo para o ensino de sistemas inteligentes e poderá ser usado nas aulas práticas das disciplinas BCC425 e EFD335. Pretende-se ainda, proporcionar que os alunos do curso de Ciência da Computação vislumbrem um futuro profissional na área de robótica, mantendo-os motivados na continuidade do curso.

Bolsa UFOP, em andamento.

Construção de uma impressora 3D de baixo custo

Construção de uma impressora 3D de baixo custo…

Bolsa UFOP, em andamento.

DeepLearning: Aprendizado de Representações em Profundidade: Desenvolvimento e Aplicações

Este projeto tem por objetivos o estudo e desenvolvimento de técnicas de aprendizado de representações em profundidade. Particularmente, este estudo é voltado para o aprendizado de descritores usando redes neuronais convolucionais para anotação de imagens naturais. Notou-se também que a descoberta da arquitetura ideal da rede convolucional é outro desafio a ser superado. Ainda, o projeto objetiva a aplicação dessas técnicas em tarefas ainda não exploradas por aprendizado de representações em profundidade como: classificação e detecção de padrões fenológico em imagens de sensoriamento remoto e classificação de lesões em mamografias. Além dessas aplicações voltadas a imagens, também propomos a aplicação das técnicas em estudo para aprender representações de sinais cardíacos como em tarefas de identificação de indivíduos em baixas frequências e de classificação de arritmias usando Eletrocardiograma.

Financimaneto FAPEMIG, encerrado outubro 2017.